A influencia das propagandas na formação dos jovens
Faculdade de Direito
1ºCD
Jéssica da Silva Duarte
Kassia Cristina Cavalcante da Silva
Renate Caroline Santos Oliveira
Thayane Thays Pinto
Propagandas veiculadas nos meios de comunicação e a formação dos jovens
Maria Izabel Marconi Zago Ribeiro
Cuiabá
2014
Introdução
Os meios de comunicação em massa tem a função de informar o público sobre assuntos do seu interesse. As maneiras como esses assuntos são noticiados dizem respeito a organização e a qual reação elas desejam provocar no público. A mensagem passa por processos e, ao chegar ao receptor, pode causar um efeito planejado ou não pelo emissor. Os efeitos podem ser a persuasão, a formação de opinião, o choque cultural, alienação, rejeição ou simplesmente informação. As crianças perante a mídia tem aparecido como consumidor em potencial, com isso tendem a induzi-las a pedirem por marcas famosas de roupas e de brinquedos, inclusive alimentos. Sendo considerados adultos em miniatura devido a inclinação ao consumismo. Este trabalho tem por objetivo uma reflexão sobre como a publicidade, a mídia como um todo vem sendo responsável pela alteração de diversos valores e pela transformação dos jovens em consumidores potenciais e a forma como isso interfere na sua formação. Analisaremos também o que diz a legislação brasileira sobre o respeito a proteção aos jovens.
O jovem do séc. XXI O jovem do século XXI tem um perfil particular e, acima de tudo, muitas facilidades: têm acesso fácil a celulares, computadores, Internet, informação e recursos multimídia. Completamente dominados pelas tecnologias os jovens têm ficado mais conformados e alienados com o que ocorre em volta, causando um deficit no senso crítico deles. Deixando-os mais vulneráveis as propagandas manipuladoras.
Recursos utilizados em uma propaganda A propaganda utiliza inúmeras formas de pressão para neutralizar o senso crítico dos