Barroco religioso
A Capela Dourada é entre todas as igrejas barrocas de Pernambuco, a de maior influência, que nos surpreende pela riqueza e belos detalhes, fica localizada na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio, sua construção foi iniciada em 1696 e terminada no ano de 1724, faz parte do conjunto arquitetônico do Convento Franciscano, tombado pelo Patrimônio Histórico. Recebendo ampliações aos poucos, a antiga capela obteve a contribuição de vários artistas famosos e se transformou no maior símbolo da arte barroca. O barroco foi usado nas igrejas católicas, inclusive na capela dourada, durante o período da contrarreforma. Algumas características do barroco são: - Nega o renascimento e busca a idade media.
- Ideia de contraste
- Dramatização (exagero)
- Ilusionismo (ideia de profundidade)
- Fusão das artes (entelho, azulejo, pintura, escultura) Possui interior conservado. O seu altar-mor se apresenta todo construído em talhas douradas com o cristo crucificado, o forro do teto é feito de caixotes pintados com pinturas artísticas, seu interior é todo em madeira coberta com gesso e lâminas de ouro de 22 quilates. Nas paredes laterais, pode-se observar dois quadros no primeiro, são os franciscanos sendo presos e, no segundo, eles sendo crucificados. A parte coberta do convento está dividido em duas partes, sendo a inferior com maior riqueza artística, e um piso original, e também uma bonita capela, contendo uma porta torneada. Nas paredes, encontram-se 27 quadros de azulejos, que foram trazidos de Lisboa, mostram vários episódios sobre a criação do mundo. Na sacristia, está presente uma mobília com cômodas e repositórios em jacarandá, além de uma mesa de mármore e de um lavabo que foram também importados de Portugal.
Na capela dourada rezou-se missa até os anos 60 e era rezada em latim, com o padre virado para o altar e os aristocratas ficavam próximos a ele. Na época o clero