Espiritismo
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
PROFESSORA DOUTORA LUCIA DE FATIMA RIBEIRO
ESPIRITISMO
CÁSSIO VICTOR RODRIGUES ALEXANDRE
DEISY GOMES E SILVA
KESLLEY HENRIQUE COELHO SILVA
MATEUS AFONSO DE SOUZA MACHADO
MURILLO FERREIRA RIGAMONTE
GOIÂNIA
2013
ESPIRITISMO (DAISY)
"O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal". As verdades da Doutrina Espírita se fundamentam em bases filosóficas, são demonstradas de forma científica e se desdobram em consequências religiosas. "O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual, e suas relações com o mundo corporal; ele no-lo mostra, não mais como uma coisa sobrenatural, mas, ao contrário, como uma das forças vivas e incessantemente ativas da Natureza (...). (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap.I)
Histórico da Religião (CASSIO)
Durante o século XIX houve uma grande onda de manifestações mediúnicas nos Estados Unidos e na Europa. Estas manifestações consistiam principalmente de ruídos estranhos, pancadas em móveis e objetos que se moviam ou flutuavam sem nenhuma causa aparente. Em 1855, o professor Denizard Rivail, que depois adotou o pseudônimo de Allan Kardec, pretendia investigar o fenômeno que muitas pessoas afirmavam ter experimentado na época, das mesas girantes ou dança das mesas, em que mesas e objetos em geral pareciam animar-se com uma estranha vitalidade.
Surgia aí, mais precisamente em 18 de abril de 1857, a doutrina espírita, sistematizada na primeira edição de O Livro dos Espíritos.
Primeiras observações (CASSIO)
Segundo os seguidores da doutrina espírita, os fenômenos mediúnicos seriam universais e teriam sempre existido, inclusive com fatos relatos na Bíblia, mas muitos espíritas e outros defensores da explicação mediúnica