Barroco no Brasil
Barroco
Contexto Histórico
Iniciou-se no fim do século XVI, teve seu ápice no século XVII, e se prolongou até o início do século XVIII.
Surge como resposta a reforma protestante, liderada por Martin Lutero. A igreja católica tinha perdido a credibilidade, sendo assim a solução era a arte barroca que exaltava o sagrado (uma das medidas do Concílio de Trento para impedir a protestantismo).
A arte barroca foi um modo da igreja católica atrair seus fiéis através da beleza, criando efeitos visuais e representando o sobrenatural de uma forma incrivelmente realista. Foi marcada por curvas e contracurvas.
E sua expansão ocorreu por vários países da Europa.
Barroco no Brasil
Contexto Histórico
A arte barroca ganhou espaço no Brasil através dos jesuítas portugueses, que, objetivando a difusão do catolicismo, trouxe essa expressão artística e religiosa.
Desenvolveu-se no Brasil ao lado dos primeiros núcleos urbanos. As principais manifestações dessa arte foram as construções religiosas levantadas em Salvador e Recife. Mas, o auge do barroco, manifestou-se nas cidades mineiras do Ciclo do Ouro, como Ouro Preto e Mariana.
A riqueza resultante da exploração do ouro na região de Minas Gerais estimulou, em Ouro Preto, o surgimento do maior conjunto de arquitetura barroca do mundo e justificou o tombamento da cidade como patrimônio nacional, em 1933, e em patrimônio mundial, em 1980.
Apesar da influência inicial do Barroco europeu, a arte barroca no Brasil assumiu características próprias.
A arte barroca evoca a religião em cada detalhe: altares, geralmente em madeira, expõe ricos ornamentos espirais ou florais e érico em figuras de anjos e imagens revestidas de uma fina película de ouro. Santos em evidência se espalham pelas capelas da nave central, e o teto, representando geralmente um céu em perspectiva, que aumenta