BARROCO NO BRASIL
Nome: Fernanda Martins De Rosa
Unidade: Norte Shopping
Professor: Carlos
Disciplina: Arte
Turma: 1111
Contexto histórico
Os fatos históricos fundamentais da época foram a Primeira invasão holandesa, que ocorreu na Bahia, em 1624, e a Segunda, em Pernambuco, em 1630, que perdurou até 1654. As invasões aconteceram na região que concentrava a produção açucareira. A produção literária não foi favorecida nesse período, pois a disputa pelo poder no Brasil era evidente e chamava toda a atenção. O Barroco surgiu nesse contexto como fruto de esforços individuais, quando os modelos literários portugueses chegaram ao Brasil. A arte que se desenvolveu com mais força foi a arquitetura, mas a partir da segunda metade do século as artes sofreram impulso maior.
Principais características do período artístico Enquanto as características do renascimento eram mais voltadas para formas simples, equilíbrio e harmonia em todos os sentidos (desde obras literárias às arquiteturas) o estilo barroco possuía fortes características de exuberância. Maior dramaticidade, realismo e exagero eram o grande foco do estilo barroco tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo.
Divisão por regiões
O Barroco brasileiro está claramente associado à religião católica e varia de região para região. Nas regiões que enriqueceram com a mineração e o comércio de açúcar – Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco –, encontramos igrejas com talhas douradas e esculturas refinadas. Já nas regiões onde não havia açúcar nem ouro – como São Paulo –, as igrejas eram modestas.
Arquitetura
Os primeiros edifícios sacros do Brasil foram erguidos a partir da segunda metade do século XVI, a população mais simples empregou a técnica de pau-a-pique, sendo coberto com folhas de palmeiras, mas foram obrigados a usar a taipa de pilão. Nesse período não havia preocupação nenhuma com ornamentos, pois