Barroco no Brasil
O Barroco no Brasil
Nome: Isabella Ribeiro Maria Denise Marina Taques Victória Mendes Vittória Torentino
Série: 1º ano A
Professor: Rogério
Índice
Introdução
Nesta pesquisa abordaremos o desenvolvimento barroco no Brasil, que foi um período que sucedeu o Renascimento do final do século XVI ao final do século XVII, estendendo-se a todas manifestações culturais e artísticas, européias e latino-americanas. Analisar os aspectos do Barroco no Brasil é o objetivo dessa pesquisa.
Barroco Brasileiro
Histórico
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. O barroco se inicia no Brasil a partir do ciclo do ouro,nos séculos XVII e XVIII, envolvendo todas as atividades artísticas e culturais.Caracteriza-se pelo movimento sinuoso das formas, pelo jogo dos opostos, pela luz tangente, exuberância dos detalhes e ornamentos. Devido à colonização portuguesa, o barroco brasileiro apresenta peculiaridades, que o difere do barroco europeu.
Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX. Como estilo, constitui um amálgama de diversas tendências barrocas, tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas. Tal mistura é acentuada nas oficinas laicas, multiplicadas no decorrer do século, em que mestres portugueses se unem aos filhos de europeus nascidos no Brasil e seus descendentes caboclos e mulatos para realizar algumas das mais belas obras do barroco brasileiro. Pode-se dizer que o amálgama de elementos populares e eruditos produzido nas confrarias artesanais ajuda a rejuvenescer entre nós diversos estilos, ressuscitando, por exemplo, formas do gótico tardio alemão na obra de Aleijadinho. O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do barroco mineiro.
Durante o