Barroco mineiro
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.
2- Por que Minas Gerais se tornou o centro da Arte Barroca brasileira?
O foco então voltou para a região de Minas Gerais, desenvolvida às custas da descoberta de minas de ouro (1695) e diamante (1730). Não por acaso, dois dos maiores artistas barrocos brasileiros trabalharam exatamente neste período: Mestre Valentim (1745-1813), no Rio de Janeiro e o Aleijadinho, em Ouro Preto e adjacências. E foi na suavidade do estilo rococó mineiro (a partir de 1760) que se encontrou a expressão mais original do Barroco Brasileiro.
3-Descreva como eram decoradas as igrejas no período Barroco Mineiro.
No Brasil, a arquitetura religiosa foi o maior expoente da arte barroca. As igrejas eram maravilhosamente decoradas com entalhes em madeira cobertos de ouro, teto pintado com cenas bíblicas, esculturas de santos, altares com anjos, colunas, flores e muitos outros elementos decorativos.
4-Quem foi Aleijadinho?
Descreva em 10 linhas sobre a vida do artista.
Procure 5 imagens de obras feitas por ele, cole-as, escreva o nome das obras e local onde se encontram atualmente. No Barroco brasileiro temos a destacada figura do escultor Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho" que produziu em Minas Gerais uma obra de arte plena e perfeita, é considerado um dos escultores mais importantes nascido no Continente Americano, em todos os tempos. Nasceu em Vila Rica, Minas Gerais, por volta de 1730, e faleceu na mesma cidade, em 1814. Recebeu o apelido de Aleijadinho devido a moléstia que o acometeu em