Reprodução assexuada
Educação, Ciência e Tecnologia-IFPB
Seu nome turma REPRODUÇÃO ASSEXUADA
TIPOS, DEFINIÇÕES E EXEMPLOS
João Pessoa – Paraíba
2014
Fragmentação: o organismo fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento desenvolve-se originando um novo ser vivo
Exemplos de organismos que reproduzem por meio da fragmentação:
Algas e estrela-do-mar.
Cissiparidade: cissiparidade, fissão binária ou bipartição é o nome dado ao processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas, cada uma com o mesmo genoma da "célula-mãe".
O processo inicia-se com a replicação do DNA, em que cada nova cadeia se liga à membrana celular que, então se invagina e acaba por dividir a célula em duas, num processo chamado citocinese.
Os organismos que se reproduzem por fissão binária incluem:
As bactérias, a Entamoeba histolytica (e outros protozoários), a Pyrodictium abyssi, uma arquebactéria anaeróbica das nascentes hidrotermais das profundezas do oceano (e outros organismos do mesmo reino), o Schizosaccharomyces pombe e outras leveduras.
Brotação: A gemulação ou gemiparidade ou brotamento é um processo de reprodução assexuada no qual ocorre a formação de uma dilatação denominada gema (ou gomo) formada por mitoses na superfície externa do organismo progenitor, podendo separar-se e dar origem a um novo indivíduo. O brotamento externo ocorre quando uma esponja mãe origina um broto na parte de fora de seu corpo que pode se desligar ou continuar unida a ela. A interna acontece quando os arqueócitos coletados no mesófilo começam a formar uma nova esponja, também chamada de gemulação.
Este processo ocorre em seres unicelulares, como as bactérias e as leveduras, e em seres pluricelulares como a esponja, a medusa e a hidra. Também pode ocorrer em plantas superiores, como as angiospérmicas.
Esporulação: A esporulação é um processo demorado que pode