Barramentos
Podemos definir os barramentos como uma via de comunicação pela qual o processador se comunica com o seu exterior (memórias, periféricos, etc.), podendo ainda ser definido como um conjunto de sinais elétricos transmitidos através das trilhas ou vias da placa mãe com o mesmo propósito.
Abaixo vemos um organograma a fim de entendermos melhor o conceito de barramento: Figura01-Organograma
Conhecendo detalhadamente cada tipo de barramento:
◊ 1.0 Barramento Local :É por onde o processador se comunica aos dispositivos essenciais da placa mãe tal como a memória RAM, cachê, etc.
◊ 1.1 Barramento de Dados:É por onde os dados são transmitidos bidirecionalmente, ou seja, enviando e recebendo dados simultaneamente.
◊ 1.2 Barramento de Controle:Como o próprio nome já diz efetua o controle do tráfego de dados sendo unidirecional, ou seja, só realiza uma única operação por vez.
◊ 1.3 Barramento de Endereço:É através dele que é feito o endereçamento a memória, sendo um barramento unidirecional ou seja, só realiza uma única operação por vez.
◊ 2.0 Barramento de Expansão:É por onde conectamos os periféricos ao micro tal como placa de vídeo, som, etc.
◊ 2.1 ISA (Industry Standard Architecture):O ISA foi o primeiro barramento de expansão existindo versões de 8 ou 16 bits,sendo dividido em duas partes conforme vemos abaixo:
Figura01-SLOT ISA
Tendo como principais características:
◊Barramento de Dados de 8 ou 16 Bits
◊Barramento de Endereço de 24 Bits
◊Clock de 8