BARRAMENTO
BARRAMENTO
MANAUS-AM
2014
ADRIANA RAMIRES
BARBARA APARECIDA
MARY JANE FARIAS
VANESSA LOPES
YARA VASCONCELOS
ADM 141N02
BARRAMENTO
TRABALHO REFERENTE A DISCIPLINA DE INFORMÁTICA, MINISTRADO PELO PROF° ALDRÉ FERREIRA PARA OBTENÇÃO PARCIAL DO 2º PERÍODO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS.
MANAUS-AM
2014
BARRAMENTO
Chama-se barramento de dados a estrutura que permite a ligação entre o processador e todos os dispositivos de entrada e saída (I/0-Input/output), isto é, placas (vídeo, som, rede, etc.), entre outros. Essa ligação feita pelo barramento possibilita que o processador controle os dispositivos e envie instrução e requisições a eles.
Barramentos (ou, em inglês, bus) são, em poucas palavras, padrões de comunicação utilizados em computadores para a interconexão dos mais variados dispositivos. Existem vários tipos de barramentos, entre eles estão ISA, AGP, PCI, PCI Expresse AMR.
Cada barramento utiliza tipos de slots (conectores de placa mãe) de modelos diferentes, e, por esse motivo, as placas (vídeo, som, rede, etc.) devem ser compatíveis com o tipo de barramento.
BARRAMENTO ISA
O barramento ISA (industry standard architecture) é um padrão não mais utilizado, sendo encontrados apenas em computadores antigo. Seu aparecimento se deu na época do IBM PC e essa primeira versão trabalha com transferência de 8 bits por vez e clock de 8,33 MHz.
Na época do surgimento do processador 286, o barramento ISA ganhou uma versão capaz de trabalhar com 16 bits. Dispositivos anteriores que trabalhavam com 8 bits funcionavam normalmente em slots com o padrão de 16 bits, mas o contrário não era possível porque os encaixes ISA de 16bits tinham uma extensão que os tornavam maiores que os de 8 bits.
A versão de 16 bits é capaz de proporcionar transferência de dados na casa dos 8 MB por segundo, mas dificilmente esse valor é alcançado, ficando em torno de 5 MB.