barragens
Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é, sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia elétrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.
História
As barragens foram, desde o início da história da Humanidade, fundamentais ao desenvolvimento da espécie humana. A sua construção visava sobretudo a combater a escassez de água no período seco de forma mais ou menos empírica. Em nível mundial, algumas das barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egito, Médio Oriente e Índia. Na Índia, apareceram barragens de aterro de perfil homogêneo com descarregadores de cheias para evitar acidentes provocados pelo alagamento das barragens. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de se construir um crescente número de barragens, o que permitiu o progressivo aperfeiçoamento das técnicas de projeto e construção. Apareceram, então, as primeiras barragens de aterro modernas, assim como as barragens de betão.
Elementos da barragem e órgãos hidráulicos
Os Elementos da barragem e órgãos hidráulicos são os seguintes:
Paramentos ou Barramentos – as superfícies mais ou menos verticais que limitam o corpo da barragem: o paramento de montante, em contacto com a água, e o paramento de jusante.
Coroamento – a superfície que delimita superiormente o corpo da barragem.
Encontros – as superfícies laterais de contacto com as margens do rio.
Fundação – a superfície inferior de contacto com o fundo do rio.
Descarregador de cheia ou Vertedouro – o órgão hidráulico para descarga da água em excesso na albufeira em período de cheia, em caso de atingir a cota máxima do reservatório
Tomadas de água – os órgãos hidráulicos de extracção de água da albufeira para utilização.
Descarregador de fundo – o órgão hidráulico para esvaziamento da albufeira ou manutenção do