barragem
Curso de Engenharia Civil
Disciplina de Mecânica dos Solos
Atividade Discente
(Baseada no artigo Otimização do Projeto do Maciço da Barragem de Dahmouni em Função das Características e Disponibilidade dos Materiais de Empréstimo de Gaioto, N. et al.)
Marilia Baquil
TERESINA
2014
1 – Por que, provavelmente, o núcleo deverá ser executado em argila siltosa? Porque trata-se de um material existente na zona de empréstimo da Barragem de Dahmouni (localizada na região sudoeste da Argélia) que não requer grandes trabalhos de seleção ou mesmo de escavação. De maneira que esta alternativa para execução do núcleo apresenta um custo total reduzido, além de diminuir o prazo de execução da obra em 2 meses.
2 – Como as divergências encontradas em relação ao projeto básico poderiam comprometer a construção da barragem? Substituir parte do cascalho por enrocamento aumentaria o custo da obra em 300% a mais que o custo previsto para o projeto básico; Já em relação ao núcleo construído de argila siltosa marrom de baixa resistência, seriam necessários volumes maiores que os previstos no projeto básico, o que levaria a taludes mais abatidos para o maciço; Por outro lado, a barragem em terra homogênea, construída com o silte arenoso amarelado que possui maior resistência que a argila siltosa, exigiria escavação adicional da zona de empréstimo aumentando, assim, o custo total e o tempo de execução da obra.
3 – Qual seria a função do filtro e que tipo de material seria o mais adequado para ser utilizado nele? Sempre haverá passagem de água pelo maciço da barragem que pode ocasionar a formação de piping. Sendo assim a captação e condução desta água é feita através de filtros que garantem um septo drenante total tal que no talude de jusante não haja fluxo emergente de água.
A escolha do material filtrante baseia-se em dois critérios: o filtro deve ser mais permeável que o solo