barista
15 de setembro de 2009
A profissão de barista surgiu na Itália, há mais de 20 anos e se propagou pelo mundo afora graças ao grande sucesso da rede de coffee shops americana Starbucks, que tem hoje mais de 10.000 baristas no seu staff
Um detalhe interessante é que na Europa e nos EUA, a profissão é masculina por excelência e, aqui, o charme de servir os melhores cafés acabou atraindo e conquistando as mulheres também. Para Silvia Magalhães, a ganhadora do II Concurso Nacional de Baristas – o que está atraindo tantas mulheres é a delicadeza e todo o envolvimento cultural que existe por trás da profissão. Barista é o profissional especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais), cujo principal objetivo é alcançar a “xícara perfeita”. Também trabalha criando novos drinks baseados em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outros.
Deve ser profundo conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do Grão, processos de torra e moagem, além, é claro, dos detalhes processos de extração da bebida, seja em máquinas de espresso ou em outros métodos de preparo.
Barista (no plural, Baristi [masculino] e Bariste [feminino]) em italiano refere-se a qualquer atendente de um bar.
No resto do mundo a designação de barista passou a ser usada para os profissionais que atingiram um nível superior de conhecimento no preparo de bebidas. É o equivalente ao sommelier do vinho, para o mundo do café; um profissional altamente habilidoso, capaz de identificar os mais diversos matizes e variações na degustação da bebida final, preparar a bebida corretamente nas mais variadas formas de preparo, além de ser capaz de desenvolver cartas de drinks próprios.
Baristi Bariste