Barco a vapor
objetivos:
Conhecer as substâncias e suas propriedades químicas. Incorporar os conceitos de Termodinâmica e aplicar todos esses conhecimentos na construção do barco a vapor.
Conhecer os fenômenos físicos e aplicar, no Projeto do barco a vapor, os conhecimentos relativos à Cinemática e Dinâmica.
introdução:
Desde o período da Revolução Industrial, o homem já provia do calor para promover a vaporização da água de forma que a energia gerada é então transformada em movimento. Hoje em dia, esse mecanismo ainda é muito utilizado, principalmente para a geração de energia elétrica e de transportes. Essas e outras técnicas são muito estudadas na Física. O projeto do barco a vapor em que esta sendo trabalhado é um exemplo de máquina térmica, que funciona em resposta ao vapor e calor gerado no tubo de cobre pelo combustível. Este, concomitantemente ao processo de combustão, transfere calor para o tubo e para a água dentro dele, que vaporiza e expande-se e, posteriormente, a água se resfria e contrai, movimentando assim, o barco. Vemos a seguir o barco que criamos, todas suas etapas e seu desenvolvimento.
desenvolvimento:
Materiais Empregados:
Lata de espessura fina (aguarrás, solventes, etc): utilizada para a produção do casco do barco;
Tesoura resistente: utilizada para cortar a lata para a produção do casco;
50cm de Tubo (cano) de cobre bem fino (1/8; 1/16; 1/32): utilizado para a produção da caldeira;
Solda para equipamento elétrico: metal fundido utilizado como solda