barco a vapor
Navio a vapor
A criação do barco a vapor dificilmente pode ser creditada a um inventor particular, pois a adaptação do motor a vapor para propulsão de embarcações foi tentada por vários projetistas, tanto na Europa quanto na América. Esta invenção prorciounou o sonho de mover grandes embarcações sem depender dos ventos.
O primeiro êxito real ocorreu em 1783, quando o Pyroscaphe, um vapor equipado com rodas, navegou durante 15 minutos contra a corrente do rio Saône, na França.
A seguir alguns dos projetistas do navio à vapor:
Claude François Dorothée de Jouffroy d'Abbans
Dada-chave
Jouffroy D’Abbans nasceu em 1751 na antiga província de Franche-Comté no leste da França. Ele entrou para o exército aos 20 anos e um ano depois se envolveu num duelo e em razão disso ele foi banido para a Provença, no sudeste da França.No dia 15 de julho de 1783 Jouffroy D’Abbans projetou e construiu o que tem sido apontado como o primeiro barco a vapor bem sucedido, o Pyroscaphe, que ele demonstrou brevemente sobre o rio Saône na França para os cidadãos de Lyon. Apesar de ter provado a viabilidade do uso de um motor a vapor montado em um barco, ele não foi capaz de desenvolvê-lo devido à falta de apoio e financiamento da Academia Francesa de Science. Após 15 minutos de trabalho as máquinas do navio tiveram uma falha fazendo com que o ele parasse.
Robert Fulton Robert Fulton nasceu em Pensilvânia .Ele se interessou pela primeira vez em motores a vapor em 1777 , quando, aos 12 anos, visitou o delegado William Henry Lancaster, que havia estudado a máquina a vapor Watt em uma visita à Inglaterra. Na segunda metade do século 19, tornou-se cada vez mais clara a supremacia do navio a vapor sobre as caravelas. Em 1807, Robert Fulton, dos Estados Unidos, conseguira uma façanha. Seu barco de rodas Clermont foi equipado com um motor a vapor