Projeto Barco A Vapor
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
BEATRIZ MILLER DE PINHO
LARISSA MOTA BEZERRA
LIA AUTRAN NUNES BARBOSA
MARIANA GOLIGNAC LESSA
TÚLIO LIMA PAIXÃO
RELATÓRIO ACADÊMICO: APLICANDO O DESENVOLVIMENTO DO BARCO A VAPOR
FORTALEZA
2015
BEATRIZ MILLER DE PINHO
LARISSA MOTA BEZERRA
LIA AUTRAN NUNES BARBOSA
MARIANA GOLIGNAC LESSA
TÚLIO LIMA PAIXÃO
RELATÓRIO ACADÊMICO: APLICANDO O DESENVOLVIMENTO DO BARCO A VAPOR
Relatório acadêmico apresentado como nota parcial na disciplina de Introdução à engenharia de produção, no Curso de Engenharia de Produção, na Universidade de Fortaleza.
Orientador: Prof. MSC. Francisco Adones de Oliveira Filho
Fortaleza, 2015
APRESENTAÇÃO
Máquinas a vapor são mecanismos que existem desde os tempos mais primórdios da sociedade, e são denominadas assim por trabalharem por meio da transformação de energia térmica em energia mecânica, em conseqüência ao processo de expansão do vapor da água.
Em 120 a.C., foi conhecido a primeira invenção de uma maquina a vapor. Tal descoberta foi realizada por Heron, físico e matemático nascido na Alexandria, porém, essa nova ferramenta não tinha muita utilidade no que tange à melhoria da qualidade de vida da população.
As primeiras máquinas a vapor bem-sucedidas foram desenvolvidas no século XVII. Funcionavam pela pressão obtida pelo vapor, esta pressão deslocava êmbolos que faziam com que a máquina se movimentasse, gerando energia cinética. Geradores elétricos, locomotivas e bombas são alguns exemplos de máquinas a vapor de suma importância para o ser humano.
Por meio da utilização de material reciclado, foi possível a realização de um pequeno barco a vapor. Esse experimento não é tão elaborado e completo como as grandes máquinas citadas anteriormente, porém pode ter uma função social de bastante relevância, pois, além de ter sido usado um material reaproveitável, ato que contribui para uma sociedade