Calor e Trabalho Mecânico no movimento do “Barquinho Pop-Pop”
Palavras-Chaves— Calor, Barquinho Pop-Pop, Trabalho Mecânico, Vapor.
1. Introdução
Havendo a necessidade de transporte e lazer, sem falar no início da geração de energia e de diversos outros processos evolutivos do ser-humano foi se demonstrando necessário a aplicação da energia em seus projetos. Desde o passado começaram então os primeiros trabalhos onde se transformava calor com o vapor d’água em trabalho para movimentar diversos objetos desejados.
Sem dúvida ainda usamos o calor como fonte de energia em diversas escalas para satisfazer necessidades que surgem e surgiram no passado. Todo esse fundamento em geração de energia e trabalho por calor faz parte do movimento do barquinho pop-pop.
O “Barquinho Pop-Pop” foi inventado em 1897 por um engenheiro inglês e de lá para cá muitos brinquedos e protótipos foram criados com este ideal de funcionamento. Aprimoramentos e modificações foram feitos, cada um a seu modo respeitando a ideia de cada autor do projeto ou simplesmente servindo de experimento para facilitar e por em prática conhecimentos consagrados em teoria [1], [2].
2. Desenvolvimento
Para a construção e funcionamento do projeto foram necessários alguns elementos básicos. Além de uma estrutura que flutue em forma de barco para facilitar seu movimento diminuindo o atrito é preciso o seu motor, que pode ser uma serpentina ou cilindros de cobre onde a água percorra seu interior e possa ter contato com o meio onde o barco está alocado.