barco a vapor
A Arca de Noé é uma máquina térmica, um processo simples de termodinâmica é o que faz a Arca de Noé se movimentar, isso ocorre porque há uma pequena quantidade de água dentro do compartimento de cobre que funciona como caldeira, quando essa água é aquecida, se transforma em vapor e expulsam a água que está nos canudos, criando uma espécie de jato, quando o vapor esta saindo entra em contato com a água fria, o que faz com que o vapor se transforme novamente em líquido. Como a temperatura diminui ocorre o mesmo com a pressão dentro do compartimento de cobre, o que faz com que a água retorne para o canudo, assim o ciclo fica se repetindo.
1º teste no tanque: Nossa primeira arca foi feita com uma estrutura simples, caixas tetra plak, caldeira de alumínio e canudos plásticos. Ao chegarmos ao tanque a primeira dificuldade foi acender vela, pois o vento era bastante forte, ao conseguirmos nossa arca começou a andar perfeitamente pelo procedimento a vapor, mais ou menos quando chegou à metade do tanque uma corrente de ar mudou a direção da arca e assim por diante, a arca precisaria de mais força pra se movimentar.
2º teste no tanque: O compartimento de alumínio cresceu e quantidade de canudos aumentou, o motor a vapor ficou com mais força assim a arca atingiu rapidamente o objetivo de andar oito metros no tanque.
3º teste: Mesmo o resultado sendo positivo no segundo teste, resolvemos melhorar e mudar toda estrutura da nossa arca, a caldeira e os canudos passaram a ser de cobre, um material mais resistente e mais pesado, que não seria levado facilmente pelo vento. Nossa dificuldade foi em testar o arca, pois qualquer mudança feita teria que ser imediatamente testada pra serem feitas as devidas alterações. O vento estava moderado, a arca atingiu seu objetivo rapidamente, diante da nossa pouca experiência e quase nenhuma estrutura para realizar os testes estamos satisfeitas com os resultados, pois