Barbosa
Barbosa é um filme de curta-metragem brasileiro, de 1988, dirigido por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, que conta a historia de um homem atormentado pela derrota da Seleção Brasileira de Futebol diante do Uruguai, na decisão da Copa do Mundo de Futebol de 1950 . Diante disso ele consegue voltar no tempo para tentar evitar o segundo gol uruguaio mas o esforco é em vao .
Sem dúvida, um de seus maiores protagonistas é o goleiro Moacyr Barbosa, acusado de ter falhado nos dois tentos marcados pela equipe uruguaia. O grande goleiro do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira não só foi, injustamente, culpado pela derrota, como viveu pelo resto de sua vida sob o estigma dovilão da história.
Todo o país permaneceu paralisado com a derrota nao conteram sua enorme decepcao culpando severamente o goleiro que visto de modo geral foi acusado injustamente.
Em um time de futebol , o goleiro nao e o unico jogador e o fato do adversario conseguir chegar ate o gol foi a falta de defesa brasileira.Alem disso, o Brasil poderia garantir mais pontos para que nao houvesse tamanha devepcao , culpando assim o ataque que nao conseguiu fazer mais gols .
Assim, levando em consideracao a falta de capacidade de todo o time naquele jogo , vemos que o goleiro faz parte de um todo e nao merece levar a culpa por todo o desastre daquele dia .
Sendo assim, os aspectos avaliados pela curta detectados nos depoimentos e relatos do goleiro Barbosa, são elementos estruturantes da construção discursiva dos relatos sobre aquela partida e, portanto, colaboram para sua cristalização enquanto maior “tragédia” do esporte nacional.
Comcluimos, assim ,que Barbosa vive com essa culpa injustamente e nao merece tamanho desgosto de toda população brasileira , pois a culpa nao foi plenamente dele mas sim de todo o time.