Unidade de Produçao em ALimentaçao
Professora: Dhuan Vitorino
Curso: Nutrição
Disciplina: Estágio Supervisionado em UANS
Hospital da Policia Militar de Pernambuco
Aluna: Adha Dhessyré do Nascimento Santos
Faculdade dos Guararapes
Jaboatão dos Guararapes / 2014
Introdução
Nas últimas décadas, a alimentação tem sido motivo de preocupação em todos os países. Um grande desafio é adequar a produção de alimentos à demanda crescente da população mundial. No entanto, com a globalização, ficaram mais evidentes os problemas relativos à qualidade dos alimentos para consumo humano. A Organização Mundial da Saúde tem alertado para a necessidade de se coibir a contaminação de alimentos por agentes biológicos com potencial de causar danos à saúde (BUTUGAN & BALBANI, 2001).
Nos últimos anos, houve um aumento na ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), frequentemente relacionadas com alimentação fora do lar. Sendo assim, a higiene e segurança alimentar em estabelecimentos que produzem os alimentos visa garantir uma adequada condição higiênico sanitária, sem oferecer riscos á saúde do consumidor, sob condições previstas pela legislação vigente (RDC216/2004 ANVISA). O conhecimento dos principais pontos de contaminação durante os processamentos dos alimentos é essencial para garantir a qualidade microbiológica e segurança do consumidor. as Boas Praticas de Higiene e Manipulação e a Educação continuada dos manipuladores de alimentos contribuem para redução da incidência de Doenças Transmitidas por Alimentos. (CORREA, 2008).
As Boas Práticas de Manipulação de Alimentos são as práticas de organização e higiene necessárias para garantir alimentos seguros envolvendo todas as etapas: seleção dos fornecedores, compras, recebimento, pré-preparo, preparo, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda para o consumidor final.
No entanto, um grande problema que atualmente enfrentamos com manipuladores,