como nasce a teologia
A Teologia nasce quando a fé se encontra com a razão. A fé vem intimamente ligada à curiosidade, portanto o indivíduo deseja saber se há realidade naquilo em que acredita e busca saber o que de concreto essa fé traz à sua vida e ao seu futuro.
A fé traz consigo o amor, e o amor faz pensar, meditar sobre aquilo que se ama e nos faz compreender coisas acima da razão. Portanto a Teologia pode ser definida como a fé que se torna amor, e é essa fé que ocupa o teólogo.
O espirito humano traz em si uma interrogação, deseja conhecer. A razão é esclarecida pela fé, e essa fé é inteligente, lúcida. Pensando assim não há como ter fé sem ter pensado um pouco sobre isso, e todos os que tem fé são também um pouco teólogos.
O que desperta a teologia mais do que o espirito crente e a fé, é o novo nascimento, a nova maneira de viver que o indivíduo passa a ter, é a conversão. A fé se torna realidade quando o novo coração e espírito recebidos passa a dar frutos nas ações. É nesse momento que a pessoa começa a entender mais de Deus e surge a teologia cristã, onde tendo uma nova vida é possível acreditar que existe outra além dessa, e começa-se a aprender a boa nova, e só pessoas transformadas conseguem isso.
A fé inclui inteligência, experiência e prática. Um exemplo é o culto, pois a pessoa passa a ter certo conhecimento, tem experiências a respeito do que agora então conhece e decide mudar sua vida em obediência àquilo que aprendeu. Portanto, ao declarar que Deus existe, a pessoa passa a conhece-lo, ama-lo e servi-lo. A obediência traz o conhecimento de Deus. A fé e a teologia estão intimamente ligadas. A teologia é a fé sendo feita discurso racional, a experiência que se faz razão.
No plano da forma a teologia pode ser mudada, diferenciada, enquanto a fé tem caráter definitivo, imutável, absoluto. Já no plano do conteúdo, a teologia não diz nada além da fé, apenas o faz de maneira diferente.
Encontramos a teologia na fé e a fé na