Barbosa
Sem dúvida, um de seus maiores protagonistas é o goleiro Moacyr Barbosa, acusado de ter falhado nos dois tentos marcados pela equipe uruguaia. O grande goleiro do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira não só foi, injustamente, culpado pela derrota, como viveu pelo resto de sua vida sob o estigma dovilão da história.
Todo o país permaneceu paralisado com a derrota nao conteram sua enorme decepcao culpando severamente o goleiro que visto de modo geral foi acusado injustamente.
Em um time de futebol , o goleiro nao eo unico jogador e o fato do adversario conseguir chegar ate o gol foi a falta de defesa brasileira.Alem disso, o Brasil poderia garantir mais pontos para que nao houvesse tamanha devepcao , culpando assim o ataque que nao conseguiu fazer mais gols .
Assim, levando em consideracao a falta de capacidade de todo o time naquele jogo , vemos que o goleiro faz parte de um todo e nao merece levar a culpa por todo o desastre daquele dia .
Sendo assim, os aspectos avaliados pela curta detectados nos depoimentos e relatos do goleiro Barbosa, são elementos estruturantes da construção discursiva dos relatos sobre aquela partida e, portanto, colaboram para sua cristalização enquanto maior “tragédia” do esporte nacional.