Resumo : O trabalho do assistente social em contexto hospitalares
Maria Lúcia Martinelli
INTRODUÇÃO
Martinelli começa explanando o Serviço Social como uma profissão cuja identidade é marcadamente histórica, marcada pela múltiplas expressões da questão social É uma profissão que está inserida na dinâmica da realidade social, pois está sempre se modificando conforme as demandas que lhes são apresentadas. Sendo constiuida pela dimensão sócio histórica e política na atuação do assistente social.
Tem em seu campo de atuação o trabalho interdisciplinar como formação do conhecimento e também está inserido no campo das violações de direitos humanos que afetam a condição de vida da população. Reconhecimento os sujeitos de direitos, que foram sendo conquistados ao longo da história.
A dimensão ética é.constitutiva da identidade da profissão, juntamente com as dimensões técnico‑operativas e teórico‑metodológicas,articulando‑se em termos de poderes, fazeres e saberes como mediações da prática profissional e expressões de nossa práxis humana.
Para Martinelli nossa profissão tem que está baseada na humanização, ou seja, quando temos uma escuta, uma acolhimento diferenciado reconhecendo nesses sujeitos toda a sua totalidade.
CONTEXTO HOSPITALAR
Éumaárea.em.que.pulsam.valores.humanos.candentes.e.onde.trabalhamos.com.a.vida.em.suas.múltiplas.manifestações,.desde.o.nascimento,.passando.pela.infância,.juventude,.vida.adulta,.processo.de.envelhecimento,.até.a.finitude.(p.3).
Se norteando também pela Carta dos Direitos dos Usuários dos SUS (p.499), que tem como principio a saúde como direito de todos e dever do Estado em concretizar esta questão.
1) Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde, visando atendimento mais justo e eficaz.
2) Ao cidadão é assegurado ao tratamento adequado e efetivo para seu problema, visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados.
3) Ao cidadão