arte dos indios brasileiros
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Estética e Historia da Arte
Professor Taise Gasparin Correa
Agencia WIN
A ARTE DOS INDÍGENAS BRASILEIROS
Taubaté, 07 de Abril de 2014
A arte dos índios brasileiros
Arte brasileira é o termo utilizado para toda forma de expressão artística produzida no Brasil, desde a época pré-colonial até os dias de hoje.
Essa definição estão compreende as primeiras produções artísticas da pré-história brasileira e as diversas formas culturais indígenas, bem como a arte do período colonial, de inspiração barroca, e os registros de viajantes estrangeiros em terras brasileiras.
A arte plumária indígena e a pintura corporal atingem cor e desenho, utilizando penas e pigmentos vegetais como matéria-prima. Destaca a confecção de adornos peitorais, labiais e auriculares, encontrados em diversas culturas diferentes espalhadas por todo o território brasileiro.
Uma das questões da arte indígena é defini-la ou caracterizá‑la entre as muitas atividades realizadas pelos índios
É importante a ressaltar que a arte indígena é mais representativa das tradições da comunidade do que da personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura corporal, do trançado e da cerâmica têm características da sua tribo e não se pode estabelecer um padrão único pois cada tribo tem seu padrão e cultura, então podemos classificar com artes indígenas pela grande variedade. O período pré-cabralino: a fase Marajoara e a cultura Santarém A Ilha de Marajó foi habitada por vários povos desde, 1100 a.C. . Os povos foram divididos em cinco fases arqueológicas. A fase Marajoara é a quarta na ocupação da ilha é a que apresenta as maiores criações.
A fase Marajoara
A produção mais característica nessa fase foi a cerâmica, cuja modelagem era tipicamente antropomorfa. Ela pode ser dividida entre vasos de uso doméstico e vasos cerimoniais e funerários. Os primeiros eram simples e não apresentavam a