PI introducao e desenvolv versao II 1 6
Esse trabalho deu a visibilidade da importância do Assistente Social na área da saúde, mais precisamente da sua atuação na área hospitalar. A realidade das desigualdades sociais a que esta submetida a maioria da população e a incapacidade do Sistema de saúde em atuar considerando suas reais necessidades torna-se um dos desafios que o Assistente Social tem enfrentado, para o cumprimento de seu dever, de modo que a garantia do acesso aos direitos sociais dos usuários dos seus serviços sejam adquiridos. Porem, analisando a trajetória da saúde ao longo dos anos, podemos perceber que houve grandes avanços, destacando a criação de um Sistema Único de Saúde, tendo como porta de entrada do usuário desse sistema a Atenção Básica, onde chegam para o assistente social as tradicionais demandas entre necessidades sociais e de saúde, onde tudo que compromete, prejudica ou dificulta a qualidade do atendimento ao usuário é passível da mediação do Assistente social. Para a realização deste trabalho, buscamos autores renomados, que contribuem diretamente ou indiretamente na trajetória da profissão.
Palavras chave: Saúde, Assistente Social, Sistema único de Saúde.
1. INTRODUÇÃO
Este Projeto Interdisciplinar tem como tema Os Espaços Sócio Ocupacionais do Serviço Social e o subtema O Papel do Assistente Social no âmbito Hospitalar.
O Serviço Social Surge na década de 1930 para atender primeiramente os interesses da classe dominante, mas também á classe proletariada e, movido pelas profundas alterações sociais, assume papel mediador entre ambas as classes.
Antigamente, o campo de compreensão da Assistência Social era dado pela filantropia, assistencialismo, paternalismo, mas na atualidade assume outro papel, sendo o profissional, aquele que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.
A atuação do Assistente Social é muito ampla,devido a realidade social do Brasil. O profissional pode trabalhar na participação, elaboração