QUIMICA
ESTEQUIOMETRIA DE REAÇÕES E SOLUÇÕES
KARINE NUNES
PRIMAVERA DO LESTE /MT
2015
UNIVERSIDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - UNIC
ESTEQUIOMETRIA DE REAÇÕES E SOLUÇÕES
PROFº: RICARDO LEVY
PRIMAVERA DO LESTE /MT
2015
INTRODUÇÃO
A estequiometria nos permite calcular a quantidade exata de reagentes que é preciso para se obter uma determinada quantidade de produto em uma reação química. Ao realizar uma reação química é difícil obter no produto a mesma quantidade presente nos reagentes, ou seja, o rendimento teórico é maior que o rendimento real.
ESTEQUIOMETRIA DE REAÇÕES E SOLUÇÕES
Estequiometria de reações é o cálculo da quantidade das substâncias envolvidas nestas, feito com base nas leis das reações e executado, em geral, com o auxílio das equações químicas correspondentes. É possível relacionar quantidades de matérias (mols), massa, número de moléculas e volume molar.
Este é feito com base nas leis das reações e é executado, em geral, com o auxílio das equações químicas correspondentes. Esta palavra, estequiometria, é derivada do grego: stoikheion = elemento, e metron = medida ou medição.
Nas reações químicas, as substâncias reagem entre si originando produtos em proporções específicas. Desse modo, é possível calcular quanto de produto será formado, ou o rendimento da reação. Se quisermos determinado rendimento, podemos também calcular quanto deverá ser utilizado de reagente.
Por meio dos cálculos estequiométricos é possível fazer essas e outras relações específicas. Mas, antes de tudo, precisamos conhecer as proporções existentes entre os elementos que formam as diferentes substâncias. E essas proporções são dadas pelas fórmulas moleculares, percentuais e mínimas ou empíricas.
Além disso, a base dos coeficientes de qualquer reação são as leis ponderais:
Lei da conservação da massa– Num sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa