Barbatanas dos peixes
Nome científico: Cyphocharax voga
Nome popular: Biru
Comprimento: 80 a 200 mm
Características: esta espécie não apresenta dentes, exceto nos indivíduos mais jovens, que possuem diminutos dentes caniniformes. O corpo é coberto por escamas prateadas, com pequenas manchas negras dispersas aleatoriamente sobre o dorso, mais notáveis nos jovens. Apresenta uma mancha ovóide escura sobre o pedúnculo caudal. Habita rios e lagoas e alimenta- se de detritos e sedimentos do fundo.
Família: CHARACIDAE
Subfamília: Incertae sedis
Nome científico: Astyanax eigenmanniorum
Nome popular: Lambari
Comprimento: 10 a 20 cm
Características: As espécies de Astyanax possuem onze raios na nadadeira dorsal, linha lateral completa e geralmente cinco dentes na série interna do pré- maxilar. A linha lateral formada por 33 a 37 escamas com poros; tem 6 ou 7 escamas acima da linha lateral e cinco escamas abaixo e a nadadeira anal com 19 a 30 raios totais, associados à mancha umeral arredondada na parte superior prolongando- se para baixo e uma mancha caudal losangular que se estende ate abaixo da adiposa e até o extremo dos raios caudais médios permitem distinguir esta espécies. Alimenta- se de insetos, larvas, crustáceos e ovos de peixes.
Família: CHARACIDAE
Subfamília: Incertae sedis
Nome científico: Oligosarcus jenynsii
Nome popular: Tambica, peixe- cachorro, peixe- branco, branca
Comprimento: 100 a 243 mm
Características: tem dentes cônicos bem desenvolvidos, tem um corpo robusto, revestidas por escamas grandes e pela nadadeira caudal com coloração amarelada. Há 54 a 62 escamas perfuradas na linha lateral, 21 a 23 séries horizontais de escamas entre a linha pedúnculo caudal, 10 ou 11 séries horizontais de escamas entre a linha lateral e a origem da nadadeira dorsal e 8 a 10 séries entre a linha lateral e a origem da nadadeira anal. Encontrada em rios, tanto em locais de correnteza como de remanso, alimentando- se preferencialmente de peixes e