Baquelite
__________________________________________________________________________________________
Etec “Cidade do Livro”
Polímeros
Título: Baquelite
Alunos: Willian, 29
Turma: 3° Química Noturno
Lençóis Paulista – SP
19 de Novembro de 2012
Baquelite (resina de ureia – formol)
Introdução:
A baquelite é um polímero de condensação, ou seja, é o resultado da reação de condensação entre dois monômeros, com a eliminação de moléculas de água.
Esse polímero foi o primeiro polímero sintético a representar uma mudança significativa na indústria, pois, em 1907, o cientista Leo Hendrik Baekeland conseguiu produzir a baquelite a partir de moléculas simples, que são o fenol (benzenol ou hidroxibenzeno) e o formaldeído (metanal, também conhecido como formol). Foi a primeira tentativa de se obter um produto a partir de moléculas simples (e que não fosse partindo de um polímero natural) que realmente deu certo.
Portanto, a baquelite é a variedade mais comum de polifenois. A reação de polimerização desse composto pode ser representada da seguinte forma:
[pic]
Reação de polimerização da baquelite.
Ao ser descoberta, a baquelite fez sucesso imediato, sendo utilizados na produção de discos musicais, tomadas, interruptores, cabos de panelas, telefones, bolas de bilhar, câmeras fotográficas, revestimentos de móveis (para esta finalidade a baquelite é conhecida como fórmica), carapaças de eletrodomésticos, peças de automóveis e na produção de algumas ferramentas.
Materiais e Reagentes:
- Béquer 50 ml
- Formol
- HCl concentrado
- Ureia
- Hidróxido de amônio
- Banho Maria
Procedimentos:
1) Em um béquer de 50ml coloque 22ml de formol e adicione 4 gotas de fenolftaleína, acrescente hidróxido de amônio até a coloração rosa.
2) Acrescente 12g de ureia e aqueça a mistura, por cerca de 15 minutos, causando a evaporação de aproximadamente 1/3 de seu