Modelo projeto de pesquisa
Concluídas a análise de tendência e o estudo de mercado, e apoiados também pela Análise Institucional, Análise de Clipping e de Concorrência, a Strike Comunicação desenvolveu um projeto de pesquisa a fim de identificar determinados problemas de informação e possibilitar um caráter científico para a prática das futuras ações de comunicação.
“Somente com uma atitude científica o profissional poderá construir diagnósticos e fazer prognósticos. Não dá para improvisar ou ficar nas simples percepções. Temos de nos fundamentar com base em dados levantados por meio de pesquisa e auditorias especializadas.” (KUNSH, 2002, p. 277)
Ao aplicarmos uma pesquisa estamos buscando por respostas que ficaram defasadas após a conclusão dos módulos anteriores. Conseguimos assim, confirmar, ou não, pressupostos e hipóteses sobre a ineficiência de determinado programa ou qualquer interferência na comunicação da organização com seus públicos de interesse.
Com a pesquisa, podemos alcançar benefícios extremamente relevantes para a organização. Segundo Broom e Dozier “a pesquisa é a forma científica de responder as questões, propiciando respostas mais confiáveis em mais situações que autoridade, experiência pessoal e precedente histórico” (1990, p.4).
Dessa forma, se bem estruturada e aplicada, a pesquisa pode elucidar informações contrárias sobre o mesmo assunto, reorientar pensamentos e práticas que não apresentam resultados, propiciar informações objetivas para a criação de planos de comunicação direcionados, aprimorar e alinhas as mensagens institucionais, prevenir futuros problemas e impulsionar a atuação do profissional dentro da instituição.
É através desse tipo de pesquisa que se pode fazer investigação e a crítica a respeito das normas e dos processos de organização, para explicar a atitude e opinião dos públicos no que