Serviço social e o idoso
Gravidez na adolescência.
Delimitação do tema:
Gravidez precoce na adolescência na maternidade Ana Braga.
Objetivos:
3.1 Objetivo geral:
Analisar o índice da gestação precoce das pacientes atendidas na Maternidade Ana Braga, e como estão sendo tratadas as adolescentes com gravidez precoce.
3.2 Objetivo especifico:
Estudar o fenômeno da gestação precoce na realidade em Manaus com foco na Maternidade Ana Braga;
Verificar o cotidiano dos atendimentos das adolescentes grávidas na Maternidade Ana Braga;
Analisar o papel do Estado diante do fenômeno da gestação precoce em Manaus sob a ótica da Educação Sexual na Adolescência;
4. JUSTIFICATIVA
A Sexualidade na Adolescência visa Analisar a relevância da educação sexual na adolescência, enfatizando a gestação precoce das adolescentes atendidas na Maternidade Ana Braga. Uma Reflexão aqui colocada sobre a educação sexual e sua influência sobre a saúde sexual e reprodutiva do adolescente além de analisar a gestação precoce das pacientes entre 10 a 15 anos atendidas na Maternidade Ana Braga .
Com relação à gravidez precoce, observa-se que os altos índices de adolescentes grávidas no Brasil vêm crescendo muito, a gravidez na adolescência pode ser considerada como uma problemática de grandes proporções em nossa sociedade. Esta por sua vez, tem sido um tema bastante discutido nos debates sobre educação sexual e reprodutiva, pois se configura como uma situação de risco e um elemento que desestrutura a vida de um adolescente e que pode disseminar ainda mais a pobreza, por conta das dificuldades posteriores a gravidez. Ou seja, quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, gera consequências tardias e em longo prazo.
Problema:
De que maneira podemos quebrar o ''tabu'' que ainda perdura na nossa sociedade nos dias atuais em relação a sexualidade na adolescência?
Hipótese:
Estimular novas pesquisas locais e também mobilização da sociedade como um todo diante desta problemática;