Banqueiro dos pobres
Bangladesh sofreu muito – e ainda hoje, porém em menores proporções (como nós veremos pelo funcionamento do Grameen Bank) do que até os anos de 1990 - com a desnutrição de sua população. Entre guerras locais para sua independência, muitos civis foram altamente prejudicados pelo deslocamento da Palestina Oriental (Bangladesh) e Palestina Ocidental. Nesse período Yunus, então residente nos Estados Unidos, formou uma organização visando a Independência de Palestina Oriental, para a constituição de um governo para o novo Estado. Foi ai que Muhammad Yunus começou a trabalhar diretamente para o desenvolvimento econômico social de Bangladesh.
Em XXXX, quando Yunus tornou-se chefe do departamento de Economia da Faculdade de Chittagong, começou a estudar o potencial não usado em terras produtivas - o potencial de terras agrícolas em Bangladesh é imenso, porém, até então, apenas 16% era alocada adequadamente – sendo o financiador em experimentos para aumentarem as produtividades destas terras2 - Sobre o Banco, como funciona o GrameenO Grameen Bank (GB) é um banco que reverteu à prática bancária convencional, que para oferecer crédito, elimina a necessidade de garantias para a liberação de créditos, onde se tem um sistema bancário baseado na confiança mútua, responsabilidade e criatividade. O GB oferece crédito para os mais necessitados, sem qualquer garantia, “pobres dos pobres da zona rural de Bangladesh’’ como diz Muhammad Yunus,fundador e diretor geral do Grameen Bank.
A origem do Grameen Bank pode ser considerada a partir do ano de 1976, foi quando o professor Muhammad Yunus, Chefe do Programa de Economia Rural da Universidade de Chittagong em Bangladesh, lançou um projeto de pesquisa-ação para examinar a possibilidade de criação de um sistema de fornecimento de crédito para