Banner
Orientador: Hugo Bernardes
Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo
Controle de Umidade para Plantas de Pequeno Porte
Introdução
Funcionamento
O projeto apresentado neste trabalho utiliza das ferramentas disponíveis da eletrônica para tornar automatizada a irrigação de plantas de pequeno porte.
De acordo com a umidade da terra, feita através do sensor, e a comparação com um valor estabelecido pelo usuário via LabVIEW, o microcontrolador irá enviar um sinal de acionamento ao circuito de decisão, ligando todo sistema de irrigação caso a umidade esteja baixa. Após 5 minutos as leituras reiniciam, esse tempo é usado para garantir que a água já foi difundida por toda a terra. Além disso, o processo é mostrado em tempo real pela linguagem gráfica através de um gráfico.
Objetivos
A elaboração do projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de irrigação automatizado, de acordo com a umidade, para plantas de pequeno porte sem intervenção humana. Possibilitando , dessa forma, que pessoas mesmo sem tempo para cuidados presenciais com plantas possam tê-las em seu ambiente doméstico tendo, assim, uma melhor qualidade de vida.
Sistema de irrigação
Aromatizador automático Arduino e sensor Sistema de irrigação da raiz Elaborado pelo autor
Elaborado pelo autor
Considerações Finais
Observou-se com esse projeto que é possível realizar a irrigação automatizada de plantas de pequeno porte. O sensor de umidade de solo demonstrou precisão com relação a variação de umidade para controlar a necessidade hídrica da planta. O protótipo possibilita a integração de um vida dinâmica com a natureza.
Referências
ANTUNES, Thalis. Programando Arduino + Sensor de
Umidade.
Gonçalves, B. S. H., 2013, Desenvolvimento de Ferramenta computacional para Projetos de Redes Neurais Artificiais.
Elaborado pelo autor