Banner
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E APLICADAS DO BELO JARDIM
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRA
AMAR,VERBO INTRANSITIVO
Enredo
Amar, verbo intransitivo de Mário de Andrade foi publicado em 1927, conta a história de Fraulein que tinha como profissão iniciar os jovens sexualmente, ela é contratada por Sousa Costa pai de Carlos com intuito de que seu filho inicie a vida sexual de forma limpa, sem se “sujar” com prostitutas e aproveitadoras.
Foco narrativo
A narrativa é feita na terceira pessoa, por um narrador que não faz parte da história, mas que se coloca todo o tempo dentro do livro dando sua opinião, fazendo observações e criticas aos personagens.
Personagens
Elza:Fraulein, governanta Alemã. A professora de sexo
Carlos filho de Felisberto e dona Laura jovem a ser iniciado sexualmente.
Felisberto (Sousa Costa) homem bem posto na vida pai de Carlos.
Dona Laura esposa dedicada e omissa mãe de Carlos.
Maria Luisa, Laurita , Aldita, 13,7,5 anos respectivamente. Irmãs de Carlos Espaço A maior parte da narrativa acontece no centro de São Paulo na casa da família Sousa costa.
Tempo
Cronológico
Temática
O tema central do romance é a educação sexual de um rapaz de família burguesa, em São Paulo. Mas, faz referencia também a liberdade feminina e o racismo alemão.
Desfecho
Nesse romance Mária de Andrade apresenta uma situação não muito comum, uma família que para proteger o filho de possíveis aventuras, contrata uma professora para dar as primeiras lições de amor sem se preocupar com os sentimentos do próprio filho e tão pouco com os da professora, nesse aspecto o autor quis demonstrar como era hipócrita a burguesia paulistana que acreditava só por ser rica ter o direito de comprar tudo até a iniciação sexual do jovem. Outro fator interessante nesse romance é que Fraulein realiza seu serviço com dignidade não enxergando nele ligação com a prostituição ela afirma que tem a profissão que a