Banner
Autores: SILVA, A.P.A; FERREIRA, E.J.A; ALVES, G; ALVES, M.T.D
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos houve um aumento da população idosa no Brasil e no mundo, fato este que está relacionado à melhoria da qualidade de vida e acesso aos serviços de saúde.
À medida que há o incremento da idade, o indivíduo tende-se a tornar menos ativo, por conseguinte suas capacidades físicas diminuem o que pode causar stress, depressão e levar a uma redução da prática de atividade física e, que por si só, contribui para o envelhecimento pois a maioria dos efeitos do envelhecimento ocorrem por imobilidade e má adaptação (BENEDETTI et. al, 2001).
Além disso, é um fato constatado que a prática de atividades físicas regulares associadas a outras medidas de promoção, proteção e recuperação da saúde acarretam a melhoria no estado geral do organismo, pois há aumento da capacidade funcional, elasticidade, resistência e até mesmo das consequências de patologias ou agravos já diagnosticados.
Baseado nos fatos citados acima este trabalho justifica-se devido ao aumento crescente da população idosa e a necessidade de realização de atividades físicas regulares para melhoria da qualidade e expectativa de vida.
OBJETIVO GERAL
Descrever a prática de exercício físico dos idosos asilados no município de Coração de Jesus.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem e dá-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais que acometem de forma particular cada indivíduo com sobrevida prolongada (MENDES et. al, 2005)
Atividade Física pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso. E exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva que tem como objetivo final ou intermediário aumentar ou manter a saúde/aptidão física.