Banner
CURSO: Enfermagem
OXIUROSE
CARDOSO, Adenija Goes*; REIS, Cleidiane Oliveira*; CARVALHO, Stéphannie Éllem Santana de*; NASCIMENTO,
Sulimay da Silva*
NOBREGA, Fabio Augusto de Rodrigues da**
Introdução: A oxiurose, também conhecida como enterobiose, é uma parasitose intestinal causada pelo helminto Enterobius vermicularis. O contágio é feito através do contato com ovos, que são postos na região anal pelas fêmeas, a transmissão é direta, não havendo necessidade de intermediadores. Os ovos em poucas horas tornam-se infestantes e são muito resistentes, conseguem resistir até três semanas em ambientes domésticos. Possui distribuição geográfica mundial, tendo maior incidência em locais de clima temperado. Sua predominância é em crianças com idade de 5 a 14 anos, é de transmissão eminentemente doméstica ou de ambientes coletivos fechados.
Disponível em: http://www.geocities.ws/elmasterperu/albumdeparasitos/enterobiusvermicularis.jpg Desenvolvimento: Os sintomas variam de acordo com a quantidade de parasitas, porém o sintoma mais característico é a coceira anal. Os micro-organismos começam a produzir pequenas erosões na mucosa da região, provocando irritação local. É comum, portanto, ocorrerem náuseas, vômitos, cólicas e fortes dores abdominais.
Em casos mais graves, pode ocorrer a presença de sangue nas fezes. Podem-se encontrar ovos do parasita nas roupas usadas e em objetos tocados pelos infectados.
Esta doença é de fácil transmissão exigindo o devido tratamento. O diagnóstico mais utilizado é o “swabs anais” que é uma espécie de fita adesiva para colher os ovos, que deve ser feita pela manhã, antes de se usar o banheiro, ou antes, do banho. Depois de diagnosticada a doença, deve-se dar início ao tratamento de imediato.
Disponível em: http://lookaholic.files.wordpress.com/2012/05/stomach-ache.jpg
Disponível em: http://dentalcremer.files.wordpress.com/2013/03/higienizacao.jpg