Determinação de cinza
Curso: Técnico em Alimentos
Unidade Curricular: Análises Bromatológicas
Docente: Fabiane Schuster
Determinação de Cinzas
São Miguel do Oeste/ SC
08/11/13
CURSO TÉCNICO EM ALIMENTO
PROFESSORA: Fabiane Schuster RESÍDUO POR INCINERAÇÃO- CINZAS (INSTITUTO ADOLFO LUTZ)
Resíduo por incineração ou cinzas é o nome dado ao resíduo obtido por aquecimento de um produto em temperatura próxima a (550-570) ºC. Nem sempre este resíduo apresenta toda a sustância inorgânica presente na amostra, pois alguns sais podem sofrer redução ou volatilização nesse aquecimento.
Geralmente, as cinzas são obtidas por ignição de quantidade conhecida de amostra.
Material- Cadinho de porcelana de 50 mL, mufla , Dessecador com sílica gel, balança analítica, espátula e pinça de metal.
Procedimento- Pese 5 g da amostra em um cadinho, previamente aquecida em mufla a 550ºC, resfriada em Dessecador até temperatura ambiente e pesada. Carbonize em temperatura baixa e incinere em mufla a 550ºC. As cinzas devem ficar brancas ou ligeiramente acinzentadas. Resfrie em Dessecador até temperatura ambiente e pese. Repita as operações de aquecimento e resfriamento até peso constante.
Observações: Caso a amostra seja liquida, evapore em banho- Maria. Seque em chapa elétrica, carbonize em temperatura baixa e incinere em mufla a 550ºC, até a eliminação completa do carvão. Em caso de borbulhamento, adicione inicialmente algumas gotas de óleo vegetal para auxiliar o processo de carbonização.
Nota: podem ser utilizados cadinhos de outras metais resistentes ao calor desde que as cinzas obtidas não sejam empregadas para posterior análise de metais.
Cálculo: O cálculo de porcentagem de água retirada pela mufla será obtido pela equação:
% CINZA= [(Pi- Pf) / Pi] x 100 Onde,
Pi = Peso inicial da amostra Pf = peso final da amostra
AULA PRÁTICA- RESULTADOS DAS ANÁLISES DE CINZAS
Teor de cinzas das amostras