Banner da Minas Gerais
No século XVII ocorreu a descoberta do ouro na Região de Minas Gerais, o que provocou uma grande “corrida do ouro” para essa região.A descoberta desse material precioso foi em 1698 por Antonio Dias de Oliveira em Ouro preto.A partir daí, a notícia se espalhou pelo pais e chegou em Portugal.Com essa mesma rapidez com q a notícia se espalhou,muitas pessoas chegavam a região de vários pontos da colônia e de Portugal.
A população q chegava nas Minas eram bastante heterogênea,mas se destacavam dois grupos que eram bem distintos, os paulistas (q achavam q tinha direito sobre a mina pelo fato de ter descoberto o lugar) e os emboabas (q eram forasteiros),que se hostilizavam bastante o que provocou uma verdadeira guerra. Que ficou conhecida como a guerra dos emboabas que ocorreu (1707-1709 ) que foi desencadeada pelo fato dos paulistas, responsáveis pelas primeiras descobertas, acreditarem que a exploração das minas deveria ser reservada aos pioneiros da região. Em contrapartida, a Coroa Portuguesa enxergava o feito como mais uma excelente oportunidade de negócio capaz de sanar a vida do Estado Lusitano. Dessa forma, a região de Minas Gerais, acabou se transformando em palco de um conflito.
Como conseqüência da guerra dos emboabas a antiga Capitania de São Vicente foi transformada em Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que era uma forma de administração territorial do Império Português. Em 1720, essa capitania foi dividida em Capitania de São Paulo e Capitania de Minas Gerais.Na primeira metade do século XVIII a região se tornou o centro econômico da Colônia, com destaque as chamadas Vilas de ouro - Ouro preto