Caracteres e Caracterologias
DISCIPLINA: Psicologia da Personalidade III
NOME: VISTO:
Gaillat, R. Caracteres e Caracterologias. In Gaillat, R. Chaves da Caracterologia. (Lacerda R. C. e Lacerda H. D, Trad). Rio de Janeiro: Zahar Editores.
A Caracterologia é a ciência do caráter e este é entendido, do ponto de vista etimológico, como impressão; no sentindo corrente é um valor do modo de ser moral; no sentido psicológico pode ser amplo (um feixe de traços) ou estrito, como um núcleo funcional do psiquismo humano – que é a concepção que o autor adota. A caracterologia objetiva encontrar os elementos psicológicos comuns e definir os tipos de caráter. No texto há uma breve apresentação dos precursores da caracterologia científica e das caracterologias científicas. Ele inicia com as biotipologias que desenvolvem classificações de tipos humanos a partir de dados embriológicos, genéticos, neurofisiológicos, neuroendócrinos, evolutivos. Posteriormente apresenta caracterologias desenvolvidas a partir do estudo de psicopatologias: a caracterologia reacional de Jung; a da harmonia e da discordância com o meio, de Kretschmer; a da ressonância íntima de Rorschach; a da integração de E. R. e W. Jaensch; a caracterologia psicopatológica de Delmas e Boll; a psicanalítica de Freud, a psicologia individual comparada de Alfred Adler; a caracteriologia biológica e impulsiva de Szondi. Por último apresenta as caracterologias fatoriais e correlacionais que usam a correlação para decompor a psique em elementos simples – caracterologias de Sheldon, de Cattell e a de Guilford-Zimmerman.
O autor cita Hipócrates como um dos precursores da caracterologia científica. Assim como o caráter, os humores podem ser entendidos, nesse contexto, como traços, só que