bangu
Faculdade de Educação
Disciplina: Avaliação do Proc. de Ens. Aprendizagem
Professora: Elaine Constant
Nome: Amanda Mendes da Silva DRE: 111319675 O presente trabalho buscar trazer para indagação a forma com que o capital cultural proveniente das famílias influencia a aprendizagem das crianças nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro.
A razão da escolha do tema partiu da minha experiência como professora do “Mais Educação” no CIEP Doutor Nelson Hungria, em Paciência, subúrbio do Rio de Janeiro. Lá, pude perceber a forma com que crianças provenientes da mesma classe socioeconômica, tem ritmos de aprendizagens diferentes. Isso me trouxe uma grande indagação: porque crianças da mesma faixa etária têm ritimos de aprendizagens distintos? Levando em consideração o seu lado biológico e psicológico, uma das justificativas seria o capital cultural, trabalhado em sala de aula na disciplina da professora Elaine Constant . Para Bourdieu, é a família que realiza os investimentos educacionais que trasmitem à criança uma determinada "quantidade" de capital cultural durante seu processo de socialização, que inclui saberes, valores, práticas, expectativas quanto ao futuro profissional e a atitude da família em relação à escola. Desse modo, a posse de capital cultural favoreceria o desempenho escolar na medida em que facilita a aprendizagem dos conteúdos e códigos escolares.
O que é facilmente justificado pelas minhas observações dentro do ambiente escolar. Pude presenciar o caso de um menino que não identificarei, mas que além de não corresponder às expectativas de aprendizagem, não tem um comportamento aceitável pela professora da turma. Todas as vezes que a mãe é convidada a comparecer na escola, ela se diz ocupada, e não aparece. Procurei saber o grau de escolarização da mãe, e a resposta que obtive foi que ela estudou apenas até o ensino fundamental. Pude concluir que a mãe por não obter um bom grau de instrução,