trabalho sobre ponte
FAU- FACULDADE DE ARQUITETURA URBANISMO
Cuiabá/MT
Outubro/2012
Discentes:
Concepção Estrutural-Estaiadas
Trabalho apresentado a FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unic – Universidade de Cuiabá, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Tecnologia da Construção Ministrado pela Professora Lourdes.
Cuiabá/MT
Outubro/2012
Concepção Estrutural
A concepção estrutural, ou simplesmente estruturação, também chamada de lançamento da estrutura, consiste em escolher um sistema estrutural que constitua a parte resistente do edifício.
Essa etapa, uma das mais importantes no projeto estrutural, implica em escolher os elementos a serem utilizados e definir suas posições, de modo a formar um sistema estrutural eficiente, capaz de absorver os esforços oriundos das ações atuantes e transmiti-los ao solo de fundação.
A solução estrutural adotada no projeto deve atender aos requisitos de qualidade estabelecidos nas normas técnicas, relativos à capacidade resistente, ao desempenho em serviço e à durabilidade da estrutura.
A concepção estrutural deve levar em conta a finalidade da edificação e atender, tanto quanto possível, às condições impostas pela arquitetura.
Concepção Estrutural de Estaiadas
As pontes estaiadas consistem de um tabuleiro suportado por cabos retos e inclinado (estais) fixados nos mastros. Esse tipo de estrutura é altamente hiperestática, bastante sensível á sequência construtiva, mas mesmo assim aceitando, por conta a flexibilidade do tabuleiro, uma considerável gama de esforços de instalação dos estais.
No Brasil a primeira ponte estaiada projetada foi a ponte de Porto de Alencastro, localizada sobre o rio Paranaíba, na divisa entre Minas Gerais e Mato