Bandura
Albert Bandura é psicólogo cognitivo da Universidade de Stanford e seu principal objetivo foi construir ligações entre a teoria do aprendizado tradicional e as teorias da personalidade cognitiva por meio do seu conceito de "expectativa da auto-eficácia." Ele também trabalhou para conectar a psicologia clínica e abordagens empiricamente orientadas para o conhecimento da personalidade ao associar a psicologia cognitiva com princípios do behaviorismo a fim de pesquisar a relação entre as expectativas das pessoas e seus comportamentos. Especificamente, ele examinou a relação entre o que a pessoa espera fazer e como ela executa na realidade. Seus estudos revelaram um padrão muito importante na interação entre os mapas mentais e o desempenho comportamental que é conhecido como a "Curva de Bandura.
Bandura recebeu numerosas distinções profissionais, incluindo a eleição para a presidência da Associação Americana de Psicologia em 1974.
Curva de Bandura
A Curva de Bandura tem implicações significativas nos processos de controle relacionados à saúde, aprendizado, comportamento organizacional e no desenvolvimento de habilidades de todos os tipos. A própria pesquisa de Bandura, por exemplo, envolveu muitos tipos de tarefas. Algumas eram ações simples como atirar bolas de papel amassado numa cesta. Outras eram processos mentais e emocionais mais complexos, como solucionar equações matemáticas ou tratar do medo de cobras.
Para conduzir seus estudos, Bandura registrou a relação entre as crenças das pessoas e o seu comportamento. Primeiro ele perguntava para as pessoas avaliarem como achavam que iam se sair ao fazer uma determinada tarefa. Ele percebeu um padrão comum em todas as tarefas. No princípio, as pessoas normalmente não esperavam fazer tão bem algo que não tinham feito antes. E o desempenho delas normalmente era melhor do que esperavam. Em outras palavras, se a pessoa faz melhor do que esperava, ao invés de mudar a sua expectativa, ela elabora