Bandura
Breve biografia de Albert Bandura
Albert Bandura, psicólogo canadense, nascido em 1925, iniciou seus estudos pelo comportamento agressivo, publicando sua primeira obra em 1959 “Adolescent Agression”. Seu estudo se enquadra na Teoria da Aprendizagem que estuda o comportamento humano por meio da observação do comportamento do outro e suas consequências, dessa forma sua teoria parte do aprendizado social.
O estudo de Bandura considera os mesmos pressupostos do condicionamento operante, marcados pela Teoria de Skinner de comportamento, por associação entre estímulo e resposta, porém indo muito além, por considerar que o comportamento depende do mundo simbólico interno e conta com a previsão das consequências do comportamento. Dessa forma, no condicionamento operante a consciência das respostas são levadas em consideração, todas as mudanças comportamentais são mediadas cognitivamente.
Para que o aprendizado observacional possa ocorrer é necessário que o observador preencha o comportamento e faça com que o sujeito que faz um modelo com o observador discrimine os aspectos mais significativos de tal conduta. Este processo é influenciado pela atenção.
Ex.: Ofereci ao meu chefe a gentileza de pegar uma xicara de chá. Meu chefe agradeceu e me deu um abraço. Meu colega de trabalho viu e fez o mesmo no dia seguinte.
Reforço Vicariante é o aprendizado ou fortalecimento de uma resposta por meio da observação das consequências do de tal comportamento. No exemplo anterior o colega ter sido abraçado pelo chefe foi o reforço vicariante para que o observado reproduzisse o ato de pegar o café para o chefe no dia seguinte.
Obs.: Os processos cognitivos são importantes pois o colega não imitou automaticamente a resposta, mas sim tomou a decisão deliberada e consciente de agir da mesma