Banda De Val Ncias
Acadêmica(s): Heloize C. Cunha, Larissa B. Silva, Patrícia S. Tessaro
ROLES OF GRAPHENE-OXIDE IN PHOTOCATALYTIC WATER SPLITTING ( PAPEL DO O’XIDO DE GRAFENO EM FOTOCATALISE NA DECOMPOSICAO DA AGUA)
A energia pode ser proveniente de algumas fontes, como: os combustíveis fosseis, a energia nuclear e energia renovável.
Nos combustíveis fosseis tem – se: o carvão, petróleo e gás natural. Dentre esses, o petróleo é a fonte energética mais usada na atualidade que começou a usar- se em larga escala a partir da Segunda Guerra Mundial. As alternativas aos recursos não renováveis são: energia solar, energia eólica, energia geotérmica, energia hidráulica, energia maremotriz e energia da biomassa.
A energia solar é o protótipo de uma fonte de energia ecológica, ele consome nenhum de nossos preciosos recursos energéticos, não faz qualquer contribuição para o ar, água ou poluição sonora, não representa um perigo para a saúde, e não gera resíduos nocivos ao meio ambiente. Além disso, a energia solar não pode ser embargada ou controlada por qualquer nação, e isso não vai acabar até que o Sol se apague.
Atualmente, há muitos estudos sobre como obter, transportar e armazenar o H2 para termos como fonte de energia. Uma forma de obtenção é a conversão da luz solar em hidrogênio por eletrolise da água, essa é uma tecnologia atraente para a produção de energia limpa sem poluição ou subprodutos.
Grafeno, indicado na Figura 1, é o nome dado a uma única camada de átomos de carbono no estado de hibridização sp2 que se apresentam estruturada na forma de hexágonos.
Figura 1. Estrutura Química do Grafeno.
Um método utilizado para fabricação deste material é conhecido como o método de Hummer’s, conforme a Figura 2, que tem como ponto inicial a oxidação do grafite um material abundante e de baixo custo. Como segunda etapa é expandida este óxido para retirar os grupos funcionais adicionados na primeira etapa e no final ocorrerá a redução