BANCO DE DADOS2
Nesta etapa 3 e 4 daremos continuidades as etapas anteriores apresentando tutorial de como fazer uma consulta em um banco de dados e expressar vantagens e desvantagens dos principais banco de dados mais utilizados atualmente. São ele: Mysql, SQLserver e firebird.
2. Otimização de Consultas e Gerenciamento de Transações
2.1 Otimização de Consultas
A otimização de consulta é o processo analisar o problema e verificar a estratégia de consulta mais eficiente para uma determinada consulta.
Então, a finalidade da otimização de um banco de dados é livrar os usuários de suas complexidades e das exigências necessárias para se conseguir consultas de forma menos problemática. Usar técnicas para reformular consultas em outra(s) que desempenham a mesma funcionalidade, mas com tempo de resposta menor que a consulta original é uma das principais características de uma otimização de consulta.
Quando fazemos o aprimoramento das consultas em um banco de dados varias aspectos como a redução de esforços manual e repetitivo de identificar e corrigir comandos SQL são também aperfeiçoados causando uma melhora no desempenho da base de dados e reduzindo custos evitando a aquisição de novos hardwares mais robustos para tratar do seu desempenho.
Por isto, um SGBD deve oferecer soluções eficientes para obter respostas em um banco de dados através de seu processador e suas consultas otimizadas. Tratando de otimização de consulta só faz sentido se falarmos em uma linguagem de alto nível como é o caso do SQL que é uma linguagem de manipulação e modificação de estruturas do banco de dados. Quando uma consulta SQL é realizada pelo usuário, estas são decompostas em pequenas unidades chamadas de blocos de consulta, e estas são otimizadas um bloco por vez. Já em relação aos blocos aninhados esses são tratados como uma chamada de uma sub-rotina, feita uma vez por tupla mais externa. São esses blocos que serão convertidos pela álgebra relacional. O modelo