Pesquisa Adm. Banco de Dados
NoSQL é um termo utilizado para definir um tipo de banco de dados que não segue normas de tabelas (schemas) determinadas previamente. Seu significado é (Not only SQL - Não só SQL) e vem do conceito de que o banco de dados não necessita de normalização e relacionamentos.
A computação na nuvem , análises sociais, performance na consulta/escrita, replicação e a necessidade cada vez maior de prover serviços escaláveis, estão fazendo com que sejam pensadas em soluções onde se necessitem oferecer escalabilidade horizontal. Bancos de dados NoSQL armazenam os dados com técnicas que visam atender a essa necessidade.
O NoSQL surgiu dessa necessidade, ou seja, oferecer performance superior e de uma alta escalabilidade. Os bancos de dados relacionais existentes atualmente, possuem restrições a isso, sendo necessária a distribuição vertical de servidores, ou seja, quanto mais dados, mais memória e mais disco. O NoSQL oferece a facilidade na distribuição horizontal, que em resumo é, mais dados, mais servidores, não necessariamente de alta performance. Um grande utilizador desse conceito é o Google, que usa computadores de pequeno e médio porte para a distribuição dos dados sendo essa forma muito mais eficiente e econômica.
No entanto, o banco de dados NoSQL não têm como objetivo substituir os bancos de dados relacionais, mas apenas propor algumas soluções que em determinados cenários são mais adequadas ou quanto as ferramentas de banco de dados tradicionais não são suficientes ou adequados às necessidades específicas, tais como: baixa latência, grandes volumes de dados, escalabilidade ou estruturas em que as conexões entre os dados são tão importantes quanto o próprio dado.
NoSql é um banco de dados não normalizado, que se refere ao banco de dados não seguir uma estrutura de colunas, chaves e tipos definidos previamente. No caso dos bancos NoSQL, toda a a informação necessária estará agrupada no mesmo registro, ou seja, em vez de você ter o