Estatistica II
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR – CTTMAR. CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA.
DISCIPLINA: ESTATISTICA II – 2015/II
PROFESSOR: RODRIGO SANT’ANA
SCHEILA BORINELLI
ANALISE EXPLORATÓRIA DE DADOS
Itajaí
2015
Scheila Borinelli
Atividade curricular apresentado para composição de avaliação parcial da disciplina de Estatística do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Vale do Itajaí.
Professor Rodrigo Sant’ana
Itajaí
2015
1.INTRODUÇÃO
A importância da análise exploratória de dados tem seguido uma trajetória crescente, à medida que o poder de processamento e o tamanho da memória dos computadores foram aumentando, mesmo que os computadores tivessem seu tamanho diminuído. Muitos métodos para Análise Exploratória de Dados foram sendo criados e melhorados, e softwares foram sendo escritos à medida em que aquele processo foi tomando força. Pode-se afirmar que a maior criação estatística dos últimos vinte anos foi, sem dúvida, o Ambiente Computacional Estatístico R, ou somente R como é mais conhecido entre seus usuários; ambiente este que explorou, da forma mais eficiente possível, todo aquele poder computacional, na criação de um software único para toda a necessidade e possibilidade computacional de que a estatística necessitava. (JELIHOVSCHI, 2014)
A Analise Estatística de dados tem por objetivo examinar os dados previamente à aplicação de qualquer técnica estatística. Desta forma o analista consegue um entendimento básico de seus dados e das relações existentes entre as variáveis analisadas. Após a coleta e a digitação de dados em um banco de dados apropriado, o próximo passo é a análise descritiva. Esta etapa é fundamental, pois uma análise descritiva detalhada permite ao pesquisador familiarizar-se com os dados, organizá-los e sintetizá-los de forma a obter as informações necessárias do conjunto de dados para responder as questões que