Programação t-sql
Objetivos em Programação de Banco de Dados
Todos os recursos providos pelo SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) para permitir a programação em sua estrutura tem por objetivo abranger uma maior quantidade de operações e manipulações com dados. Algumas consultas, por causa do modelo racional, podem se tornar complexas e ineficientes para calcular situações relativamente simples. Neste caso, uma abordagem com programação direta pode resolver gargalos que o modelo relacional não atende.
A programação de banco de dados pode englobar funções para tratar dados específicos, tabelas, ou procedimentos completos semelhantes a programas com entrada de dados, instruções de processamento e saída de dados, conforme o modelo tradicional. As instruções, quando executadas em bloco, respeitam o sistema de backup e recovery e funcionam no modelo de atomicidade – tudo é executado ou nada é executado. Assim, todo bloco de instrução pode ter garantia de integridade após a execução.
Variáveis DECLARE @Variavel VARCHAR(50) A semântica do comando é dividida em três partes: a palavra reservada DECLARE, o nome genérico de variável precedido pelo símbolo @ e o tipo de variável. Como observação geral, uma variável assume qualquer tipo já existente no banco de dados. Por exemplo, os tipos utilizados para definir colunas de tabelas. Para atribuir um valor a uma variável, usa-se o seguinte comando: SET @Variavel = '5' Este comando, por sua vez, é dividido em quatro partes: a palavra reservada SET designada para indicar uma atribuição, o nome da variável a receber o valor, o símbolo = (que neste contexto indicará atribuição) e o valor a ser atribuído (no nosso exemplo, caracteres). O comando SET só funcionará se a variável indicada já tiver sido criada, do contrário, ocorrerá