Banco de dados orientado a objetos
1- Conceitos Fundamentais
É um banco de dados onde cada informação é armazenada na forma de objetos. O gerenciador do banco de dados para orientado é referenciado pelo ODBMSOU OODBMS
Dois fatores levaram a criação da tecnologia de banco de dados orientado a objetos, primeiro porque um banco de dados relacional se torna difícil de utilizar com dados complexos e segundo, porque geralmente os dados são manipulados pela aplicação escrita usando linguagem de programação, o que é uma operação tediosa de ser feita.
O Banco de dados Orientado a Objetos, teve inicio em projetos e pesquisas de faculdades e centros de estudos e começou a se tornar produto comercialmente viável da década de 80.
1 2 - Recursos Técnicos
Em um banco de dados orientado a objetos, os dados são armazenados como objetos e só podem ser alterados pelos passos definidos pela casse a que estes objetos pertencem. Os objetos são organizados em hierarquia de tipos e subtipos que recebem as características dos seus supertipos.
A grande parte dos bancos de dados oferece uma linguagem de consulta, permitindo que os objetos sejam encontrados de forma mais próxima, ou seja a junção da consulta com uma interface faz toda diferença nos produtos de mercado.
O acesso aos dados pode ficar muito mais rápido, pois dispensa as junções, isto é, um objeto pode ser obtido diretamente sem busca, seguindo os ponteiros.
Aplicações multimídia são facilitadas porque os métodos de classe associados com os dados são responsáveis pela correta reprodução.
Muitos banco de dados orientados a objetos oferecem suporte a versões. Um objeto pode ser visto de todas as várias versões. Ainda, versões de objetos podem ser tratadas como objetos na versão correta. Alguns banco de dados orientados a objetos ainda provem um suporte sistemático a triggers e constraints que são as bases dos bancos ativos.
3 - Modelos de Dados Orientados a Objetos
Objeto
São abstrações do mundo real,