Metodologia
Nossa empresa realizou um estudo do sistema existente para comparação de sequência de operações, tempo de processamento, volume de trabalho e custos correntes. A comparação do sistema proposto com o sistema em uso foi feita como justificativa para implantação do novo sistema, seguindo a linha de que compara cada subsistema atual com o subsistema proposto.
A ferramenta mais importante dos analistas na coleta de dados é a entrevista. A entrevista é uma conversa simples, com o objetivo de descobrir como as coisas são realizadas no presente e como essas pessoas sugerem que elas sejam realizadas no futuro.
Durante a entrevista o analista tem a oportunidade de observar não apenas os detalhes do sistema atual, mas também as atitudes do empregado entrevistado.
Os arquivos da empresa constituem a fonte tradicional da informação formal. Métodos informais não foram documentados. A lista de arquivos internos pode ser obtida pelo analista durante as entrevistas com o pessoal-chave. Esses arquivos contêm formulários atualizados e dados usados pela área no sistema atual. Qualquer arquivo desativado deve ser motivo de atenção.
Os arquivos externos podem ser considerados ativos na medida em que possam ser usados a favor e contra a empresa. Os analistas listaram tais arquivos e estudaram sua influência no sistema atual e a possível influência no sistema proposto.
É essencial a aplicação desse método de documentação dos dados colecionados e utilizados no processo de entendimento do sistema existente. As entrevistas, pesquisas de dados, estimativas e dados colecionados foram registrados, sumarizados e