Relatório
LIGAÇÕES COM CONECTORES
Os conectores geralmente utilizados em estruturas metálicas são de três tipos: rebites, parafusos comuns e parafusos de alta resistência. Outros tipos utilizados, utilizados com menor freqüência, são os pinos e parafusos ajustados.
01.01 REBITES: os rebites são fabricados a partir de barras redondas, laminadas, formando-se uma cabeça em um dos lados. Para a instalação, os rebites são aquecidos até uma temperatura de 1000 Graus Celsius, colocados no furo, escorados do lado da cabeça pré-formada e martelados do lado oposto de modo a formar uma cabeça arredondada. Existem também os rebites de alumínio, cuja instalação é feita por meio de ferramenta apropriada para este fim, em alguns casos, pneumática.
Quanto à utilização dos rebites, podemos dizer que:
- a aplicação de rebites está se tornando reduzida pelo rápido desenvolvimento dos processos de solda;
- são ainda usados em estruturas de máquinas sujeitas à vibrações severas;
- são muito utilizados em aviação, para a associação de elementos em estruturas de material de liga leve;
- são ainda usados para associar elementos quando a solda é difícil.
01.02 PARAFUSOS: os parafusos comuns são forjados a partir de barras laminadas, redondas, de aço de baixo carbono. Nos EUA utiliza-se o aço ASTM A307, com resistência à ruptura mínima de 38kgf/cm2. No Brasil são empregados geralmente aços de nomenclatura SAE 1010/1020 (a resistência à ruptura desses aços pode ser tomada também como 38kgf/cm2).
Os parafusos de padrão americano utilizam a rosca chamada de American Standard, com ângulo de 60 Graus, podendo ser de rosca grossa ou fina. Para as aplicações industriais comuns, emprega-se a rosca grossa.
A rosca Withworth, originária na Inglaterra, é também muito utilizada em todo o mundo. Ela apresenta ângulo de 55 Graus e cantos arredondados.
Vale lembrar que o Brasil é um país que adotou o sistema métrico em 1961 recomendado pela ISO, sistema este que é